O que é CSS ?


    CSS é a sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido para o português, significa Folha de Estilo em Cascatas. O CSS é fácil de aprender e entender e é facilmente utilizado com as linguagens de marcação HTML.


    O CSS separa o conteúdo da representação visual do site. Pense na decoração da sua página. Utilizando o CSS é possível alterar a cor do texto e do fundo, fonte e espaçamento entre parágrafos. Também pode criar tabelas, usar variações de layouts, ajustar imagens para suas respectivas telas e assim por diante.


    CSS foi desenvolvido pelo W3C (World Wide Web Consortium) em 1996, por uma razão bem simples. O HTML não foi projetado para ter tags que ajudariam a formatar a página. Você deveria apenas escrever a marcação para o site.


    Tags como <font>foram introduzidas na versão 3.2 do HTML e causaram muitos problemas para os desenvolvedores. Como os sites tinham diferentes fontes, cores e estilos, era um processo longo, doloroso e caro para reescrever o código. Assim, o CSS foi criado pelo W3C para resolver este problema.


    A relação entre HTML e CSS é bem forte. Como o HTML é uma linguagem de marcação (o alicerce de um site) e o CSS é focado no estilo (toda a estética de um site), eles andam juntos.CSS não é tecnicamente uma necessidade, mas provavelmente você não gostaria de olhar para um site que usa apenas HTML, pois isso pareceria completamente abandonado.


Vantagens do CSS


    A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável. Você já deve ter visto um site que não carrega completamente ou tem um plano de fundo branco com texto azul e preto. Isso significa que a parte CSS do site não foi carregada corretamente ou não existe.E é assim que um site somente com HTML se parece. Acredito que você vai concordar comigo de que isso não é muito bonito, certo?


    Antes de usar CSS, toda a estilização tinha que ser incluída na marcação HTML. Isso significa que você deve descrever separadamente todo o plano de fundo, as cores das fontes, os alinhamentos, etc.


    Mas o CSS permite que você estilize tudo em um arquivo diferente, criando assim o estilo separadamente. E, mais tarde, faça integração do arquivo CSS na parte superior da marcação HTML. Isso mantém a marcação HTML limpa e fácil de manter.


    Resumindo, com o CSS você não precisa mais escrever repetidamente como os elementos individuais se parecem. Isso economiza tempo, encurtao código e diminui a chance de erros.


    O CSS permite que você tenha vários estilos em uma página HTML, tornando as possibilidades de personalização quase infinitas. Hoje em dia,isso está se tornando mais uma necessidade do que um simples recurso.


Como CSS Funciona


    O CSS é uma ferramenta muito potente que possibilita criar diversas funcionalidades ao invés de usar JavaScript ou outra linguagem mais pesada. Se usado com moderação, CSS pode viabilizar uma ótima experiência ao desenvolvedor e usuários das páginas web.


    Com o Cascading Style Sheets é possível criar animações complexas, criar efeitos com uso de parallax, que faz parecer que a imagem de fundo tem uma profundidade diferente um dos outros, criar sites interativos e também jogos com HTML5 e CSS3.


    O CSS usa uma sintaxe simples baseada em inglês com um conjunto de regras que o governam. Como mencionamos anteriormente, o HTML nunca teve a intenção de usar elementos de estilo, apenas a marcação da página. Foi criado para descrever apenas o conteúdo.


    Mas como você estiliza o parágrafo? A estrutura da sintaxe CSS é bem simples. Tem um seletor e um bloco de declaração. Você seleciona um elemento e depois declara o que deseja fazer com ele.


    O seletor aponta para o elemento HTML que você deseja estilizar. O bloco de declaração contém uma ou mais declarações separadas por ponto e vírgula. Cada declaração inclui um nome de propriedade CSS e um valor, separados por dois pontos. Uma declaração CSS sempre termina com um ponto-e-vírgula e os blocos de declaração são cercados por chaves.


    Vamos ver um exemplo:


    Todos os elementos <p> serão estilizados e serão coloridos de azul e negrito.


        p {

            color: blue;

            text-weight: bold;

        }


Estilos CSS Interno, Externo e Inline


    Vamos começar com o estilo interno. Estilos CSS feitos desta forma são carregados cada vez que um site é atualizado, o que pode aumentar o tempo de carregamento. Além disso, você não poderá usar o mesmo estilo CSS em várias páginas, pois está contido em uma única página. Mas a vantagem disso é que ter tudo em uma página facilita o compartilhamento do modelo para uma visualização.


    O método externo pode ser o mais conveniente. Tudo é feito externamente em um arquivo .css. Isso significa que você pode fazer todo o estilo em um arquivo separado e aplicar o CSS a qualquer página desejada. O estilo externo também pode melhorar o tempo de carregamento.


    Por fim, tem também o estilo Inline do CSS. Inline trabalha com elementos específicos que possuem a tag <style>. Cada componente deve ser estilizado, por isso talvez não seja o melhor ou o mais rápido para lidar com CSS. Mas pode ser útil, por exemplo, para alterar um único elemento, visualizar rapidamente as alterações ou se não tiver acesso aos arquivos CSS.


Como integrar o CSS no HTML?


    Após salvar como estilo.css precisamos colocar o arquivo em nosso arquivo HTML, porque é ele quem vai carregar o CSS, o CSS sozinho não faz site! E é com tags de referência que você avisa ao HTML que existe um arquivo de estilo para ele, veja:


        <link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”estilo.css”>


    Esta tag vai indicar ao HTML que tem um arquivo CSS para ser adicionado à página. Isto deve ser adicionado dentro da tag <head></head> do seu HTML.